Você já se pegou imaginando o futuro? Se sim, você não está sozinho, muita gente, inclusive nós da Colorsom, estamos sempre vislumbrando como serão os novos tempos. Com essa visão, descobrimos o que é a Internet das Coisas!
E uma das coisas que mais nos chamam a atenção nessa, é o fato de que o futuro parece cada vez mais perto da gente, com soluções, invenções, produtos e serviços cada vez mais inovadores e conectados.
E a tudo isso se deve a um fenômeno chamado Internet das Coisas!
Vamos explicar um pouquinho desse conceito, que além de ser super moderno, já está batendo à nossa porta!

O começo

Não é segredo, que pelo menos nos últimos anos, as coisas, os objetos e os serviços em si se tornaram cada vez conectados!

Surgindo novas ferramentas online para boa parte das coisas que eram apenas off como por exemplo, pedir uma refeição, um transporte, até mesmo como nós hospedamos e o mais comum nos dias de hoje as compras nos canais de e-commerce.

Tudo isso é o início do que podemos chamar de Internet das Coisas, um conceito criado para identificar uma evolução do que é a Internet hoje.
IoT, da sigla Internet of Things contempla a ideia de que vários pontos de contato da nossa vida estarão conectados em um futuro próximo.

O conceito defende que em alguns anos, teremos carros conectados, com sensores para deixar viagens mais tranquilas, casas com inúmeros sensores e detectores inteligentes, com eletrodomésticos conectados, enfim, tudo que puder ser conectado nessa nova visão da Internet.

Como estamos atualmente

Como dissemos, já estamos entrando nessa atmosfera do futuro, com cada vez mais produtos conectados, soluções inteligentes para situações do dia a dia, temos alguns exemplos, como geladeira, fogão, lâmpadas, aspirador de pó, ar-condicionado, fechaduras, aparelho de som, carro, câmeras (fotográficas ou de vigilância) e etc.

Agora imagine, que você saia do trabalho, ao aproximar do seu carro, ele reconhece uma pulseira no braço, já destrava automaticamente, e ao entrar nele, você diga em voz alta o destino, como por exemplo, o da sua casa, e o GPS já programa o trajeto.

Ao chegar no seu prédio, cinco minutos antes de entrar em casa, o ar condicionado já está ligado, fazendo com que a temperatura esteja perfeita. Ao chegar na porta de casa, a fechadura te reconhece mais uma vez e destrava a porta.

As luzes acendem numa intensidade programada. Pode ser uma sexta feira, e sua geladeira pode esfriar automaticamente aquela bebida preferida, e o som ligar na playlist que você adora.

Tudo isso parece meio fora da realidade né? Mas é exatamente assim que estamos caminhando, e cada uma dessas funcionalidades vai estar cada vez mais presente nas nossas vidas, na Internet das Coisas!

O futuro

O futuro é um vislumbre, onde tudo pode estar ainda mais conectado, trazendo mais automação e praticidade para todos os meios.

E não é só o meio do consumidor final que será impactado pela Internet das Coisas! Alguns setores do mercado também sofrerão influência direta, como o setor de saúde, com maior integração de informações de pacientes, trazendo diagnósticos mais rápidos, o de construção, trazendo cálculos mais precisos, o de transporte com conexões facilitando localização e locomoção.

Enfim, tudo pode ser alterado, mudando inclusive a percepção que temos de convivência em sociedade como conhecemos atualmente.

Preocupações

Claro que com tanto mudança e avanço, surgem algumas preocupações, e uma delas é a discrepância social que isso pode causar.

Se hoje, com a Internet “normal”, já vivemos em uma sociedade onde alguns não tem acesso e parecem viver vidas isoladas, imagine em um mundo ultra conectado. A dificuldade de estar dentro do meio pode gerar em exclusão de uma sociedade inteira.

Outra preocupação, é como essa conexão pode tornar tudo muito exclusivo, portanto, a segurança se torna algo muito importante. Isso porque, imagine, se tudo é ativado e programado pensando em você, outras pessoas podem querer intervir e roubar pertences, ou até mesmo informações sigilosas, como senhas de banco ou outras coisas.

Por isso, evoluir com cautela, sempre pensando nesses pontos é vital para que a Internet das Coisas seja uma ferramenta que auxilie nossa vida de forma eficiente.

Olhar para o futuro, com conteúdo legal como esse é bem bacana né? Por isso, se você quiser ter mais contato com matérias assim, é só assinar nossa newsletter e sempre conferir nossa página no Facebook, onde postamos coisas bem legais!

Powered by Rock Convert