Se você navega muito por sites de compras ou é um cliente assíduo em compras online, com certeza já viu o termo: Fulfillment. Você sabe o que é isto?

Na tradução literal do inglês seria cumprimento, isso mesmo, no sentido de realização. Mas seria a realização do quê?! Em termos de logística, seria o cumprimento do pedido do cliente, englobando todas as operações e atividades desde o recebimento do pedido pro lojista até a entrega do produto ao cliente.

Como funciona o Fulfillment

Conforme já fora mencionado, está ligado com todas as operações logísticas para alcançar a satisfação do cliente e a excelência  do serviço prestado. O planejamento desta operação é um fator primordial, pois não podemos esquecer de nenhum um ponto, por exemplo, o processo de entrega, a tecnologia para otimizar os processos de separação, embalagem, estoque, o atendimento e até mesmo o marketing.

Em cada setor é necessário que haja uma equipe qualificada, ainda mais porque existem opções para terceirização do Fulfillment. A terceirização é uma ótima pedida para os grandes marketplaces e para os pequenos lojistas, pois faz com que o grande consiga ter controle do estoque, do envio e em algumas situações até mesmo o controle do anúncio do menor. Do outro lado, o menor não precisa se preocupar em ter um espaço físico e nem uma equipe em um local estratégico.

Neste cenário surgem empresas especializadas em oferecer gestão de estoque e equipe para reduzir os custos, encargos tributários e manutenções que custariam muito caro para os pequenos lojistas. Os principais pontos do Fulfillment são:

Estoque do Fulfillment

A estocagem pode ser feita em espaços alugados, terceirizados ou até mesmo próprios. O objetivo é que a mercadoria fique em um local seguro para que não haja nenhum dano a elas. Outro ponto importante é o controle, pois através dele o lojista tem a noção do giro dos produtos.

A entrega do Fulfillment

De início, deve-se atentar a embalagem do produto, a fim de que o produto não seja danificado durante o transporte.
O transporte também deve ser cuidadosamente analisado, pois não é só o melhor preço que atrai o cliente… o melhor prazo também. Algumas transportadoras oferecem um ótimo custo X benefício.

O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes estão cada vez mais imediatistas. A melhor solução encontrada até o momento foi deslocar os estoques para os grandes centros assim reduzir os prazos de entregas.
Agora que você já sabe o que é fulfillment, fica mais fácil compreender a sua importância em meio às operações de e-commerce.

Powered by Rock Convert