Muitos praticam a bricolagem mas não tem ideia que o fazem, se você já trocou uma lâmpada, pintou uma parede ou realizou pequenos trabalhos domésticos, você já praticou bricolagem.

Bricolagem é um termo que ficou conhecido nos Estados Unidos como DIY, o famoso faça você mesmo!

Origem

A origem da palavra bricolagem veio do francês, que traduzido para o nosso português ficaria como “pequenos trabalhos domésticos”. 

O que é bricolagem?

A bricolagem está relacionada diretamente com todo e qualquer tarefa residencial sem a necessidade da ajuda de um profissional para realiza-lá.

Com isso a bricolagem está ligada a atividades simples como a troca de uma lâmpada, pintar uma parede, reformar um móvel.

Para a pessoa não depender de tempo e dinheiro na contratação de um profissional, ela optar pela realização da bricolagem. A bricolagem deu-se origem ao conceito de Do it Yourself conhecido como DIY, que está cada vez mais popular e aumentando o seu números de adeptos, criando um nicho de mercado!

Marcas de grandes ferramentas como a Vonder e a Black + Decker possuem uma linha de produtos voltados para o publico que gosta de “por a mão na massa“.

Em quais áreas a bricolagem é aplicada?

Marcenaria

Com certeza uma das áreas que possui mais entusiastas do DIY é a marcenaria, no campo da marcenaria é possível realizar diversos tipos de projetos, como criar moveis com placas de MDF, palletes e caixotes de feira.  

Eletrônica

Outro área que cresceu bastante com o DIY é a eletrônica! Pode parecer mentira, mas muitos estão construídos os próprios aparelhos eletrônicos entre ele há, teclados, controladores, videogames portáteis e etc. 

E o DIY de eletrônica é uma prova clara que, nem sempre o faça você mesmo é a opção mais econômica.

Robótica

Assim como na eletrônica, o DIY na robótica está crescendo dia após dia, placas como raspberry pi e arduino permitem a instalação de códigos desenvolvidos pelo próprio entusiasta.  

Customização

O DIY de customização de roupas é uma área que demanda uma grande aplicação, com ela a pessoa aprende a costurar, cortar, modificar tecidos e tingir.

Pequenas reformas

Provavelmente a origem do DIY vem das pequenas reformas, quem nunca consertou algo em casa por conta própria?

Praticar o DIY de pequenas reformas é uma maneira ótima de aprender novos conhecimentos e a sua maior vantagem é a economia realizada, pois como todo bom DIY ele dispensa a ajuda de profissionais. 

Se você também pratica bricolagem temos uma linha de produtos voltados para você! Acesse o nosso site e confira!

Powered by Rock Convert