O que é UPCYCLING? Vem do inglês e traduzindo ao pé da letra diz respeito a reutilização. O conceito deste termo é basicamente isto, mas o significado é o processo de utilizar um resíduo, ou um material descartável que muitas vezes já está inutilizável e transforma-lo em algo novo.

Lá vem mais uma invenção desses jovens”, pode parar! O termo surgiu por volta de 1994, e é um assunto muito relevante pois trata-se de uma questão de consciência ecológica. O resultado final do UPCYCLING geralmente é um produto de melhor qualidade ou com maior valor, não digo pecuniário, mas valor ambiental.

Você sabia?

Afinal, o que é UPCYCLING? É a reutilização criativa de subprodutos, resíduos, produtos inúteis ou até mesmo indesejáveis. A moda pegou em marcas de roupas, calçados, móveis, decoração e até mesmo em estilos arquitetônicos e design de interiores.
Uma curiosidade a respeito da reciclagem, existem dois processos opostos: UPCYCLING e DOWNCYCLING, o primeiro já está bem claro do que é, já o segundo é conversão de materiais e produtos em novos materiais de menor qualidade.
Com o UPCYCLING surgiram vertentes, tipo o Do It Yourself e até mesmo a Bricolagem, que são temas já trabalhados aqui no blog.

Sugestões de UPCYCLING:

1- Decoração:

Você pode decorar paredes com tábuas de paletes ou restos de madeira, e até mesmo fazer cabeceiras.

CabeceiraTábuas na parede














Você também pode pintar móveis ou objetos que já fazem parte de sua mobília, acredite, pintar um móvel pode mudar completamente o ambiente, e você não precisará trocar o produto. Sem falar dos tecidos que podem ser usados para revestir os móveis.

Cadeiras pintadasTecido no criado

 

















2- Utilitários:

Os paletes podem ser utilizados para a confecção de um sofá, caixotes de madeira como nichos, gavetas como porta trecos, vasos e até mesmo porta chave! Enfim, a vantagem do UPCYCLING é a criatividade. Você pode criar da maneira que quiser, é sempre uma ótima escolha porque além de ajudarmos na preservação do planeta, ainda temos peças exclusivas!

Chaves na gavetaGaveta
Sofá de paleteNicho de cachote















Onde as ferramentas entram?


Para preparamos os materiais é necessário um pequeno trato para mudar a cara do produto. Utilizamos bastante o exemplo da madeira em nosso texto, mas você sabe como uma lixadeira elétrica pode facilitar a vida
Além disso, muitas vezes precisamos furar a parede para que a decoração fique fixa e não apresente perigo de cair e desmanchar todo o trabalho.

Certamente você terá ótimas ideias de como utilizar o UPCYCLING, nos mostre os resultados que obter com esse processo de otimização e conscientização do consumo.
Gostou do post? Conseguiu entender o que é UPCYCLING? Fique por dentro do nosso blog assinando nosso Newsletter, que lhe enviará um e-mail sempre que tivermos novas postagens!

Powered by Rock Convert