Você já ficou em dúvida sobre qual broca usar para determinado trabalho, seja ele em madeira, concreto ou metal? Na verdade, existem muitos tipos de brocas, e ficar com algumas dúvidas sobre qual delas usar é bem comum. Afinal, para cada tipo de material existe uma broca específica.

Essa ferramenta cortante, que é utilizada com o auxílio de uma furadeira, é usada para os mais diversos tipos de trabalhos, como na instalação de cortinas, montagem de móveis, para pendurar quadros e outros objetos.

Neste post você vai saber como escolher a broca certa para cada tipo de trabalho e material. Continue a leitura e confira!

Brocas para madeira

Quando fazemos trabalhos com madeira, escolher a broca adequada pode fazer toda a diferença no acabamento. Confira os tipos de brocas utilizadas na perfuração de madeira:

Broca de três pontas (broca de aço-carbono)

Sua fabricação é geralmente em aço-carbono. Apresenta 3 pontas em sua extremidade, o que garante mais firmeza e um acabamento mais limpo na perfuração. Além disso, as pontas da broca são importantes para realizar um bom furo na madeira.

A ponta central age como guia, evitando que o ponto inicial fuja durante a perfuração e garante maior precisão. As outras duas pontas servem para perfurar.

Broca serpentina

Utilizada para trabalhos rápidos na madeira, conta com um formato espiral semelhante a um parafuso, o que permite maior rapidez na perfuração. Indicada para furos profundos sem a necessidade de muito esforço, ela perfura sem lascar a madeira.

Broca Chata

Conta com diversos tamanhos e é utilizada para fazer furos e rebaixos com diâmetros maiores. Sua indicação é para furos que não precisam de um acabamento muito fino.

A ponta central dessa broca, quando bem afiada, serve para posicionar a broca durante a perfuração na madeira, enquanto as extremidades servem para abrir o furo de acordo com o diâmetro.

Broca escareadora (broca com escareador)

Realiza a perfuração com chanfro, a fim de permitir que a cabeça do parafuso fique embutida na madeira. A broca escareadora serve para abrir um pouco o diâmetro na finalização do furo. A sua maior vantagem é que em uma única broca é possível furar e escarear (alargar) o furo ao mesmo tempo.

Broca forstner

Com a função muito parecida com a da broca chata, a forstner é muito utilizada para fazer furos ou rebaixos com diâmetros maiores. Indicada, principalmente, na instalação de dobradiça de caneco (presentes em armários) para fazer rebaixos.

A maior vantagem da forstner em relação à broca chata é que, por ela ser circular, consegue equilibrar melhor a força na hora de manter a posição do furo.

Broca de pua

Sua utilização depende de um arco de pua — uma ferramenta manual para fazer furações profundas. No entanto, para fazer o trabalho, é necessário muita força para garantir um furo de qualidade e bom acabamento.

Brocas para concreto

São brocas produzidas com ligas mais duras e produzem um perfuração mais eficaz, já que o concreto é mais resistente que a madeira. As brocas para concreto também são utilizadas em outros materiais, como mármore, granito e cerâmica, que são bem mais duros que a madeira

As brocas de concreto não possuem um corte tão afiado quanto às produzidas para madeira, pois em alguns casos são utilizadas também como martelete — função que causa impacto na superfície em que se quer trabalhar. As brocas mais utilizadas para essa função são as SDS e a broca de vídea (para metal duro). Confira!

Broca SDS

As brocas do tipo SDS são usadas na perfuração de concreto, tijolos, mármores, granitos e alvenaria em geral. São muito mais resistentes que as brocas normais e contam com um tipo de encaixe diferenciado na furadeira que evita possíveis deslizes durante a perfuração no material.

São divididas em duas modalidades:

  • SDS-Max: usada em marteletes superiores a 4 kg;
  • SDS-Plus: utilizada em marteletes de até 4 kg.

Broca de vídea (broca de metal duro)

A broca do tipo vídea é mais indicada para os materiais mais duros como o concreto, o mármore e o granito. Pode ser facilmente identificada pelo seu formato diferenciado de uma flecha mais larga que o corpo da broca — essa característica evita que o cavaco provocado na perfuração trave a broca, além de garantir mais rapidez na furação.

Broca para vidro

Pelo fato de o vidro ser um material extremamente delicado, perfurá-lo exige uma broca especial. Confira!

Broca diamantada

O tipo diamantada é ideal para perfurar vidro, além de outros materiais como porcelanato, granito, mármore e outros. Ela conta com uma ponta revestida de diamante que garante uma qualidade superior no acabamento do furo

Brocas para metal

O usuário deve saber a velocidade ideal da broca para não correr o risco de queimá-la e perder seu fio, o que ocorre quando a velocidade está acima do indicado. Para que não ocorram problemas, o correto é seguir o que orienta o fabricante.

Broca de aço rápido

As brocas desse tipo contam com um formato helicoidal e são utilizadas para realizar furos em chapas metálicas. Necessitam de extremo cuidado durante a operação, que precisa de fluido de corte para lubrificação e resfriamento da ponta da broca, visto que o calor em excesso desgasta o fio de corte da ferramenta.

Broca escalonada

Possui o formato cônico e com degraus e garante excelente acabamento. A vantagem é que você pode escalar o furo, aumentando-o de acordo com o diâmetro desejado. É utilizada, em alguns casos, para a rebarbação de furos.

Broca especial

Broca multiconstruction

Esse tipo de broca é indicado para realizar perfurações de todos os tipos de superfícies, como o concreto, o metal, o plástico, a madeira, entre outros. Conta com uma ponta de metal duro que garante a qualidade na execução do trabalho, visto que seus gumes de corte são muito afiados.

Como você pôde conferir neste artigo, existem variados tipos de brocas para todas as superfícies. No entanto, é sempre muito importante saber a mais adequada para o trabalho que você deseja executar. Assim, não correrá o risco de danificar a broca, tampouco estragar o seu trabalho.

Gostou deste post? Confira então a variedade de brocas e outras ferramentas que disponibilizamos em nosso site! Vá lá e comprove!

Powered by Rock Convert