Se você está a procura de uma ferramenta para trabalhar com soldas, com certeza você se deparou com os transformadores e com as inversoras de solda.

Conheça os benefícios de cada um e escolha a ferramenta ideal para você operar no dia a dia!

A tecnologia

As inversores para solda possuem circuitos elétricos, parecidos com a placa mãe de um computador, essa placa facilita a troca de corrente e tensão. Fora que as inversoras de solda são compactas, leves e produzem muito menos ruídos, vale mencionar que soldam com mais de um tipo de eletrodo.

Os transformadores são constituídos de um núcleo revestido por enrolamentos de bobinas de cobre, elas trabalham com a corrente alternada (CA), para fazer as alterações de corrente e tensão através da posição do núcleo. Por este motivo há limitações físicas do equipamento de acordo com o eletrodo instalado. 

Ciclo de trabalho

Saber o ciclo de trabalho do equipamento é ideal para não danificá-lo. Quando trabalhamos com solda, a máquina precisa de um tempo para descansar, é feito um cálculo simples para saber o descanso necessário, suponhamos que o ciclo de trabalho da sua ferramenta é 200A – 60% é de 10 minutos, poderá soldar por 6 minutos em 200A, obrigatoriamente terá que descansar por outros 4 minutos (6 + 4 = 10 minutos, é o período de cada ciclo).

Cada equipamento possui uma etiqueta que especifica o ciclo de trabalho que ela é capaz de fazer, não é necessário fazer a pausa do equipamento a cada 6 minutos. Você pode alternar no uso da máquina!

Por exemplo você pode trabalhar 2 minutos e folgar 1 minuto para ter uma fluidez melhor no trabalho.

Tamanho

A principal diferença notada entre os equipamentos são os seus tamanhos. Se colocarmos um transformador ao lado de uma inversora é notório que o transformador é muito maior que a inversora.

Por este motivo que as inversoras são recomendadas para trabalhos de locais com difícil acesso, especialmente em trabalhos de manutenção.

Custo-benefício

As inversoras são equipamentos mais modernos e possuem a tecnologia de soldar qualquer tipo de eletrodo, de fato essa é a principal característica para adquirir uma inversora. Além de que, é um produto mais voltado para o uso doméstico.

Já os transformadores são equipamentos mais robustos e ideais para soldagens “mais pesadas”, são uma alternativa mais eficiente em soldagem de eletrodos revestidos, ou seja, é uma máquina mais potente e muita gente recomenda para suo industrial.

Gostou deste artigo? Tirou suas dúvidas sobre os inversores e transformadores de solda? Conheça, então, os modelos disponíveis dessa ferramenta em nosso site e escolha o mais adequado para você.

Powered by Rock Convert