Transformar a madeira em objetos decorativos e funcionais é uma arte chamada marcenaria. A marcenaria se tornou um grande hobby para muitos que querem fugir da rotina.

Afinal, estamos falando de uma atividade tranquilizante que permite a criação de peças decorativas para casa ou até mesmo aumentar a renda familiar. Com a marcenaria você não precisa de muita criatividade e nem habilidade, por isso é que qualquer um pode desfrutar dela!

E com as ferramentas corretas, o céu vira o limite!

Ferramentas

Com o decorrer dos anos, muitas ferramentas foram projetadas para o uso na marcenaria, algumas ferramentas manuais ganharam suas versões elétricas.

O legal é que não há necessidade de investir muito para começar o hobby, com poucas ferramentas você já consegue fazer muita coisa! Aos poucos, com o tempo, você pode montar a sua bancada por completo.

Antes de começar a comprar a suas ferramentas é importante saber qual material você irá trabalhar, madeira maciça, madeira compensada, MDF, etc.

Quais ferramentas comprar?

Lápis e Riscador

A primeira “ferramenta” que é essencial para a marcenaria é o lápis, eles são bastante úteis para fazer as marcações na madeira, orientando o marceneiro(a). Você sabia que o lápis mancha a madeira? É por isso que utiliza-se o riscador.

 O riscador não mancha a superfície com grafite.

Trena

A trena é uma aliada indispensável para quem pratica marcenaria, tirar medidas precisas é imprescindível neste hobby.

No mercado existem fitas desenvolvidas com materiais resistentes para maior durabilidade, para este hobby elas devem ser resistentes, com leitura clara e raramente rabiscável.

Esquadro

O esquadro é utilizado para realizar marcações perpendiculares entre si na peça.

O esquadro simples ou o combinado possuem vários tamanhos, mas para a marcenaria é bastante utilizado os tamanhos de 10 a 12 polegadas.

Grampo

Os grampos servem para segurar as peças no lugar certo para colagem, corte, marcações.

Também são conhecidos como grampos “C” ou Sargento, são muito úteis e possuem baixo custo.

Formão

O formão é muito usado no ajuste e nos encaixes das peças que formam o móvel.

Com certeza uma das ferramentas mais úteis e indispensáveis para a marcenaria. Tenha sempre um jogo de formões em sua oficina.

Plainas

Este equipamento é usado para aplainar, desbastar ou tirar irregularidades de madeira, é geralmente utilizada por marceneiros e carpinteiros para realizar um acabamento de superfície liso e uniforme. Confira como escolhera plaina ideal.

Lixadeiras

Outra ferramenta indispensável para a marcenaria é a lixadeira, ela é usada para debaste e acabamentos nas peças de madeira. No mercado há diversos tipos de lixadeiras, um modelo para cada situação.

Serras

As serras são ferramentas de corte, bastante utilizadas para realizar os cortes nas peças de madeira. Dentre a serras encontradas no mercado a serra tico-tico é a mais utilizada, devido a sua praticidade. Entenda um pouco mais sobre serras conferindo este post!

Tupia

Ela permite realizar uma personalização na peça tornando seu trabalho único.

Ela serve para realizar ranhuras, molduras, entalhos, chanfros, encaixes ou detalhes arredondados, trazendo um toque profissional a suas peças.

Furadeira e Parafusadeira

Todo bom projeto de marcenaria precisa ser montado, ferramentas como a furadeira/parafusadeira, são indispensáveis.

Se você pretende criar móveis, por exemplo, ela é um equipamento quase que obrigatório. Fora a agilidade que terá com ela.

Quais riscos a marcenaria possui?

A marcenaria é um hobby que demanda o uso constante de ferramentas cortantes, por este motivo ela é considerada um hobby de risco. A audição também deve receber um cuidado especial, pois a marcenaria utiliza muitos equipamentos que emitem uma poluição sonora elevada, com o tempo prejudica a audição.

Use EPIs, óculos de proteção e máscaras são essenciais para o hobby, quando cortamos a madeira gera bastante poeira e há riscos de lascas de madeira atingirem seus olhos prejudicando a sua visão.

Tenha cuidado com as suas roupas também, roupas largas e grandes podem enroscar nas máquinas e causar acidentes, por este motivo opte por usar um avental, ou um macacão para proteção.

No nosso site temos diversas ferramentas voltadas para a marcenaria, se você quer começar esse hobby e gastar pouco nos visite!

furadeiraPowered by Rock Convert