O compressor de ar é uma ferramenta bastante útil para diversas finalidades, tanto na indústria quanto no uso doméstico. Ele facilita a realização de diversas tarefas do dia a dia, como a limpeza de objetos e equipamentos, pinturas de fachadas ou obras de artesanato em MDF, pulverização de líquidos e enchimento de boias e pneus de veículos.

Devido à sua praticidade de uso, ele poupa tempo e esforço na execução dessas atividades, o que o torna uma boa opção de investimento. Porém, para isso é preciso saber escolher o compressor ideal para você.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este post que explica o funcionamento dessa ferramenta e como escolhê-la. Acompanhe!

O que é um compressor de ar?

O compressor de ar é um equipamento capaz de armazenar ar pressurizado, que, quando descarregado, permite a realização de uma grande diversidade de tarefas. Eles contêm um filtro para manter o ar sem impurezas e podem funcionar com a utilização de gás, diesel e, na maioria das vezes, energia elétrica.

Têm muita utilidade em oficinas, borracharias, serralherias e também nas casas, já que a grande procura por esses equipamentos possibilitou o oferecimento de modelos cada vez mais versáteis.

Quais são os cuidados necessários?

Para aproveitar ao máximo o potencial de seu compressor de ar e prevenir problemas relacionados ao mau uso, é preciso tomar alguns cuidados. Veja quais são os principais:

  • evitar o excesso de poeira no aparelho, para não danificar o filtro de ar;
  • manter o compressor de ar sempre bem lubrificado;
  • limpar o filtro do compressor regularmente;
  • seguir as normas de segurança indicadas no manual do equipamento.

É importante ressaltar que, em caso de problemas com o compressor, é importante levá-lo a uma assistência técnica especializada. Assim, o produto será analisado e, se necessário, reparado de forma segura e confiável, o que evita transtornos para o consumidor.

Como escolher o modelo de compressor ideal?

Há vários modelos de compressor disponíveis no mercado, e a melhor opção varia de acordo com cada situação de uso. Veja a seguir alguns dos principais fatores que devem ser observados na hora da compra.

Tamanho e vazão do aparelho

Os compressores de ar para uso doméstico ou em pequenas oficinas não precisam ser tão grandes como os modelos industriais. É possível investir em um equipamento de qualidade e com preço mais acessível, que seja mais compacto e fácil de guardar e de manusear.

A vazão de ar do aparelho é medida em pés cúbicos por minuto (PCM), e a pressão máxima é medida em PSI, sendo que quanto maior forem esses valores, maior será a capacidade de trabalho do aparelho.

Frequência e intensidade de utilização

Ao escolher o seu compressor de ar é preciso considerar com qual frequência ele será utilizado e quais serão as tarefas executadas. Se for usá-lo em atividades mais simples, como limpezas de móveis e enchimento de bolas e pneus, não é necessário investir em equipamentos de grande capacidade.

Para a maioria das tarefas diárias, um compressor de ar direto — sem reservatório — ou um motocompressor com um reservatório de cerca de 20 litros são capazes de atender às suas necessidades.

Acessórios

Muitos compressores de ar vêm com acessórios que facilitam ainda mais o uso, como pistolas de pintura e de limpeza, mangueira, bico para o enchimento de bolas e pneus, medidores de pressão etc. Além disso, alguns contam com displays digitais e funcionalidades como desligamento automático, o que traz ainda mais praticidade no dia a dia.

Facilidade de transporte

Há modelos de compressores com maior facilidade de transporte, devido a seu menor peso e à presença de rodas e alças para uma maior comodidade. Os minicompressores são opções de equipamentos leves, que podem ser levados facilmente para qualquer lugar, o que os torna muito úteis para calibrar pneus de bicicletas, motos e carros, por exemplo.

Como você viu, é essencial escolher o compressor de ar de acordo com suas necessidades e as tarefas que deseja realizar. Outro fator importante é a escolha de uma marca confiável, para ter garantia da qualidade do produto.

Você está preparado para escolher o compressor de ar ideal? Então, veja as opções disponíveis em nossa loja!

Powered by Rock Convert