Os benefícios incríveis do café começam na composição dele, você sabia que o café é uma das bebidas que mais possuem antioxidantes?! Pois é, além disto é rico em nutrientes estimulantes, por exemplo a cafeína, é ótimo para prevenir o cansaço.

Os amantes do café já sabem que a bebida tem um aroma único que é presença certa no nosso dia a dia. Mesmo existindo diversos tipos de grãos e maneiras de preparo, deixo aqui uma dica de como escolher uma cafeteira.

Se por acaso você ainda não faz parte da lista dos fãs da bebida, separamos sete bons motivos para você repesar sobre o assunto.

O Café pode deixar você mais inteligente!

Muitos estudos mostram que a cafeína pode melhorar o humor, diminuir o tempo de reação, melhorar a memória e também as funções cognitivas. A substância é capaz de bloquear os efeitos inibitórios no neurotransmissor adenosina e, com isso, aumenta a atividade dos neurônios e a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina – importante para a transmissão de impulsos nervosos – e a noradrenalina – que pode elevar a capacidade de atenção.

Café pode reduzir o risco de Diabetes Tipo 2

Pesquisadores concluíram que o consumo habitual de café pode reduzir as chances de desenvolvimento da Diabetes Tipo 2. Ficou comprovado que os ácidos clorogénicos e trigonelina presentes no café ajudam a reduzir a glicose e insulina.

Café possui nutrientes importantes

Uma xícara de café pode conter, em média: 11% do valor diário recomendado (VDR) de Vitamina B5; 11% do VDR de Vitamina B2; 2% do VDR de Vitaminas B3 e B1; 3% de VDR de potássio e manganês; além de uma quantidade considerável de antioxidantes, que ajudam a preservar as células e retardam o envelhecimento.

Café ajuda a queimar gordura

A cafeína ajuda a acelerar o metabolismo e eleva o uso de ácidos graxos, presentes nos tecidos gordurosos. Por ser uma substância estimulante, pode melhorar a sua performance nas atividades físicas. Os pesquisadores relacionaram o consumo regular da bebida ao combate à obesidade e diabetes. Pois a bebida estimula a queima da gordura marrom, presente no tecido adiposo, queimando o açúcar e gordura.

Café pode reduzir chances de Câncer

A incidência do câncer de mama, cancro da faringe e oral, próstata, fígado e esofágico pode ser evitada com a ingestão de pelo menos uma xícara de café por dia. Por ser rico em antioxidante, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.

Café pode prevenir e melhorar dores de cabeça

O café ajuda a diminuir e prevenir a dor de cabeça, já que promove a contração das artérias do cérebro, prevenindo a dor. Alguns estudos indicam que a dose terapêutica nesses casos deve ser pelo menos 100 mg por dia.

Também se pode encontrar na farmácia diversos medicamentos analgésicos que contém cafeína, uma vez que aumenta o efeito do medicamento e, em conjunto, combate mais efetivamente os diversos tipos de dor de cabeça, incluindo a enxaqueca.

Café reduz a mortalidade

Existem muitos componentes do grupo dos polifenóis e antioxidantes, responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento. Além de que, ao estimular o sistema circulatório o café faz que ele funcione melhor. Possui efeitos anti-inflamatórios, componentes que ajudam a proteger as células do dano dos radicais livres e a reduzir a resistência à insulina, protegendo, dessa forma, o coração e diminuindo o risco de infarto

E então, que tal uma boa xícara de café? Recomendamos ótimos modelos de cafeteiras, basta clicar aqui.

No entanto, vale ressaltar que a cafeína pode aumentar a pressão arterial nas pessoas que são sensíveis, que fumam ou que possuem altos níveis de estresse ou ansiedade. Por isso, é aconselhado que seja consumido em quantidades moderadas.

furadeiraPowered by Rock Convert