Embora a tecnologia dos aparelhos televisores tenha evoluído consideravelmente, ainda há modelos que não têm receptor wireless integrado ou exigem o uso de um específico adaptador Wi-Fi para TV.

São comuns os casos em que a TV, ainda que tenha Wi-Fi integrado, não consegue localizar o sinal do roteador, impedindo o devido acesso aos aplicativos e serviços online. Isso pode acontecer devido a vários fatores, desde a baixa frequência do sinal a problemas de compatibilidade.

Felizmente, mesmo com a possibilidade de tantos problemas, o adaptador Wi-Fi para TV configura-se como a solução mais simples e eficaz para qualquer questão que você possa enfrentar nesse sentido. Ficou curioso? Veja, neste artigo, tudo o que precisa saber acerca desse poderoso dispositivo!

O que é um adaptador Wi-Fi para TV?

O adaptador Wi-Fi para TV é um dispositivo portátil de interface USB que é ligado à entrada do televisor para detectar o sinal Wi-Fi e, então, estabelecer conexão sem fio com a rede wireless ou conectividade Bluetooth.

Vale frisar que essa tecnologia não tem a mesma função de um Chromecast, pois o equipamento desenvolvido pela Google tem o propósito de fornecer ao usuário recursos diferenciados, por meio de aplicativos, como se transformasse o aparelho convencional numa Smart TV.

No caso do adaptador, o propósito é estabelecer conectividade entre a TV e o roteador, permitindo, assim, que o usuário aproveite os recursos online disponíveis em seu aparelho, seja ele uma TV comum ou uma inteligente.

Outra peculiaridade do adaptador Wi-Fi para TV é a questão de compatibilidade, ou seja, o seu funcionamento está diretamente relacionado ao modelo da TV. Portanto, é fundamental atentar a isso na hora de adquirir o produto.

adaptador wifi dongle tv lg-wireless an wf500 eat62033601

Quando o dispositivo deve ser utilizado?

Essa é uma dúvida bastante comum, visto que a maioria das televisões já vem com o receptor Wi-Fi integrado, um detalhe que, em tese, dispensaria a necessidade de uso de um adaptador.

No entanto, como mencionamos, alguns modelos, geralmente mais antigos, oferecem certos obstáculos para receber o sinal. Isso pode acontecer em função da instabilidade do sinal onde a TV está posicionada ou das configurações internas do roteador.

Em casos assim, o adaptador Wi-Fi para TV é providencial, bastando a instalação do dispositivo para resolver o problema. Todavia, ele entrega muito mais que a solução; há ainda uma série de benefícios interessantes a se considerar. Vamos conhecê-los?

Quais são os seus benefícios?

Contar com a conexão wireless para a sua TV traz benefícios incríveis em relação à comodidade e à organização do ambiente, conforme veremos a seguir.

Variedade de opções

A consolidação e a popularização dos serviços de streaming de conteúdos sob demanda, como Netflix e Amazon Prime, além do próprio YouTube, trouxeram ao mercado uma nova necessidade, afinal o consumidor deseja escolher o que e onde assistir.

Nesse contexto, o adaptador Wi-Fi para TV concede ao usuário toda liberdade e comodidade para acessar conteúdos online diretamente, a partir da tela, em vez de, por exemplo, conectar o notebook ou desktop ao televisor para assistir aos programas de sua preferência.

Redução de cabos e fios

Um grande problema das adaptações que envolvem diferentes dispositivos é o acúmulo de cabos e fios no ambiente. Além de dificultar as instalações, a quantidade de fios emaranhados pode causar acidentes domésticos.

Utilizar um adaptador Wi-Fi para TV é uma solução inteligente para esse problema, visto que o aparelho é portátil e não exige nada além da conexão com a porta USB — o restante do processo é configurado no próprio televisor.

Economia no consumo de energia elétrica

O fato de ligar um aparelho eletrônico, como videogame, Blu-Ray player ou computador, apenas para acessar a internet ou visualizar conteúdo online na tela da TV, além de certa inconveniência, gera também um gasto desnecessário de energia elétrica. Por meio do adaptador, basta que apenas a TV e o roteador estejam ligados para que o usuário curta a experiência.

Integração com acessórios sem fio

A navegação é um problema comum de quando acessamos a internet na TV por meio de videogames ou, até mesmo, pelos recursos próprios da Smart TV. Por exemplo, usar o teclado virtual para realizar suas buscas ou o controle remoto para mover o cursor compromete a experiência.

Como o adaptador possibilita à TV detectar dispositivos que se conectam por Wi-Fi, o usuário pode sincronizar a navegação com teclado e mouse sem fio, como se estivesse usando um computador.

Excelente custo-benefício

Além de ser bastante simples e prático, o adaptador Wi-Fi para TV é uma solução de custo baixíssimo, ou seja, dependendo da compatibilidade com o modelo do televisor, o usuário pode gastar menos de R$50,00 para usufruir de todos os benefícios da Smart TV.

Como instalar o adaptador na sua TV?

A instalação do adaptador Wi-Fi é muito simples e pode ser feita pelo próprio usuário, mesmo que seu conhecimento técnico seja básico. O primeiro passo é conectar o cabo de rede (cabo Rj45) ao adaptador e à TV — localize a entrada de nome “LAN”.

Feito isso, basta conectar o adaptador à porta USB da TV e aguardar o processo de detecção de redes wireless. Assim que aparecer a janela com a lista de redes, selecione a opção “Wi-Fi-Repeater” e aguarde até que apareça um asterisco amarelo acusando falta de conectividade.

Em seguida, você abrirá o navegador e digitará na barra de endereço o protocolo: 192.168.10.1, clicando, logo depois, em “Enter”.

Na página do adaptador que surgirá, preencha os campos de login com usuário “admin” e senha “submit”; um painel de gerenciamento aparecerá na tela. Clique na opção “Wireless Repeater Mode”, selecione a opção “Refresh”, localize a sua rede Wi-Fi e faça a autenticação — recomendamos, também, que renomeie o adaptador para “TV”.

Agora, configuraremos a conexão pela TV. Acesse o menu principal, selecione Rede > Configurações de Rede > Tipo de Rede > Conectar. Pronto!

Ao realizar os procedimentos conforme ensinamos, o adaptador Wi-Fi para TV será instalado e configurado corretamente, habilitando a televisão para receber o sinal da internet e, também, ter acesso aos arquivos armazenados na rede local, além de se conectar a outros dispositivos wireless.

Se você está à procura de um adaptador de qualidade e compatível com o modelo de sua TV? A Colorsom, loja especializada em vendas e assistência técnica do segmento de áudio e vídeo, tem a solução que você precisa. Confira os nossos adaptadores Wi-Fi para TV das melhores marcas!

 

 

Powered by Rock Convert