Com toda certeza você já realizou compras em um marketplace, ou melhor, na internet. É uma tendência que está em ascensão. Você é uma pessoa que se atenta aos detalhes? Se sim você já deve ter visto este termo outras vezes, em todo caso chegou a hora de aprender sobre o assunto.
Durante as compras online você deve ter se deparado com a palavra marketplace, mas você sabe qual o significado dela no mundo do e-commerce?

O que é um Marketplace?

O marketplace é um espaço criado por lojistas grandes para suprir a demanda por produtos que eles não possuem, mas são procurados por seus clientes. As grandes lojas criam uma parceria com lojas menores com a proposta dos pequenos venderem para os clientes dos grandes. O que é uma espécie de vitrine virtual para que os menores ganhem exposição em vitrines populares e bem vistas.

Transformando um site grande em um shopping center online, alguns desses grandes varejistas são:

  • B2W – Ela gerencia sites como: Americanas, Submarino, Shoptime;
  • Cnova – Gerencia sites como: Extra, Ponto Frio, Casas Bahia;
  • Walmart – Plataforma autônoma;
  • Magazine Luiza – Recentemente a Magalu comprou a Netshoes, mas ainda são sites independentes;
  • Amazon – Plataforma autônoma;
  • Carrefour – Plataforma autônoma;
  • Mercado Livre – Plataforma autônoma;

Como saber com quem estou comprando?

No momento em que você está navegando nos sites grandes, na página de produtos a uma campo discreto com a frase “vendido e entregue por” seguido do nome da loja parceira.

Quem está responsável pelo meu pedido?

Em todas as situações o responsável pelo o seu pedido é o marketplace, pois você procurou por ele e não pela loja parceira. Apesar de ser a Colorsom, digo Ferramentas para casa (já conferiu nosso novo site?), quem está de fato vendendo e entregando o seu produto, o vínculo do cliente em primeiro plano é com o marketplace.

Quem recebe o dinheiro do seu pagamento é o marketplace, que já retira a taxa de serviço e repassa o restante do valor para o lojista. A loja faz a prestação de serviço e o departamento financeiro só repassa o dinheiro no final do mês.

Mas e se acontecer algum problema? Se infelizmente isso acontecer, o cliente deve entrar em contato em primeiro lugar com o marketplace. Os seus dados estão sob propriedade dele, e caso seja necessário entrar em contato com a loja menor, o marketplace vai direcionar você para eles.

Vantagens

Para os lojista pequenos, os marketplaces são um ótimo lugar para ganhar visibilidade sem precisar de investir em divulgação, fora que esses sites recebem visitas diariamente, fazendo assim a fidelização de alguns desses clientes.

Desvantagens

Apesar de parecer tudo lindo há muitas desvantagens de se estar em um marketplace, primeiramente como já dito o cliente não é do lojista pequeno e sim da loja grande então nas futuras compras muitos consumidores não vão nem se quer lembrar do nome da loja parceira, e sim do marketplace.

Agora, se você comprar diretamente do site da Colorsom, seu contato é diretamente com a gente. Pode ligar, mandar e-mail, chamar no Facebook, do jeito que você preferir.

As comodidades do mundo moderno são muitas e comprar sem sair de casa é uma delas!! Não se esqueça, precisando falar com a gente é só chamar!

Deixe seu comentário! Até mais!

Powered by Rock Convert