Escolher a máscara de solda é de suma importância para a proteção do rosto do trabalhador. Ela o protege contra queimaduras causadas por respingos da superfície soldada, fora que as lentes protege os olhos dos trabalhador!

Nós da Ferramentas para casa sabemos da importância das máscaras de solda, por este motivo preparamos este artigo para ajudar quem está com dúvidas sobre as máscaras de solda.

Lentes passivas ou ativas?

As lentes são responsáveis pelas proteção dos olhos e nas mascaras de solda temos dois tipos de lentes as lentes passivas e as lentes ativas.

Lentes passivas possuem uma tonalidade fixa, com isso o operador precisa levantar a máscara para posicionar a tocha, peça ou o eletrodo. Quando o profissional está pronto para soldar ele balança o pescoço forçando a máscara descer.

Já a lente ativa possui sensores que permitem a troca de tons, deixando a lente escura quando detectado, um feixe de luz, protegendo a visão do operador.  As lentes ativas são mais praticas pois o profissional não precisa levantar a mascara para posicionar a tocha ele pode fazer isso com a mascara fechada. 

 

Campo de visão

Ainda no assunto de lentes, há no mercado lentes que aumentam o campo de visão, facilitando a soldagem. Quanto maior o campo de visão na máscara de solda mais área o operador poderá enxergar para trabalhar.

O modelo MSV913 da Vonder é um exemplo de máscara com um visor maior.

Tonalidade dos Filtros

As máscaras automáticas trabalham com filtro para a proteção do olhos, quando é realizado a soldagem, o flash de luz aciona o filtro que escurece com uma tonalidade pré determinada. 

Está tonalidade deve ser escolhida de acordo com a corrente que se está trabalhando a solda. Para saber a tonalidade correta de acordo com a amperagem da solda basta olhar a tabela abaixo.

Ajuste da sensibilidade

Ajustar a sensibilidade da máscara de solda é importante, para determinar com qual intensidade de luz ela será ativará o escurecimento da máscara. A sensibilidade da máscara é ajustada de acordo com a necessidade da soldagem. Outra vantagem da regulagem é para quem trabalha ao lado de outros soldadores, você pode ajustar a sensibilidade para trabalhar da melhor maneira possível. 

Conforto das Máscaras de solda

Trabalhar com EPI’s confortáveis é essencial para o profissional, principalmente se você usará por diversas horas.  O peso das máscaras também influência no conforto por isso busque por máscaras mais leves no momento de realizar a compra.

Certificado

Como de costume qualquer EPI vendido em nossa loja possui certificado com o código CA.

Curtiu? Esperamos com esse post possamos esclarecer as suas dúvidas sobre as máscaras de solda.Visite, o nosso site e conheça os produtos que disponibilizamos para nossos clientes. 

furadeiraPowered by Rock Convert