As ferramentas pneumáticas foram criadas com o descobrimento do uso do ar comprimido, há 150 anos atrás, essa ferramenta é bastante utilizada nas borracharias, funilaria e indústrias de diversas áreas.

Umas das primeiras ferramentas a utilizar a tecnologia do ar comprimido foi a chave de impacto! E com o passar do tempo varias ferramentas foram criadas com o funcionamento em ar comprimido. 

O Sistema Pneumático

Sistema pneumático se refere às máquinas que funcionam através do ar comprimido. Essas ferramentas funcionam pela coleta o ar no ambiente por meio de um compressor de ar, com a compressão, ele aumenta a pressão do ar transformando o ar em energia mecânica.

Por este motivo as ferramentas pneumáticas sempre precisaram estar acompanhadas de um compressor de ar.  Essas ferramentas são mais resistentes e práticas, pois foram projetadas para trabalhos mais pesados mas com o conforto e leveza para o profissional.

A diferença entre o sistema hidráulico e Pneumático

Não há muitas diferenças nos sistemas hidráulicos com os sistemas pneumáticos, pois ambos funcionam de maneira semelhante. O sistema pneumático utiliza o ar comprimido para o funcionamento da ferramenta  já o sistema hidráulico gera a energia através da passagem de fluidos.

A maior diferença entre eles é o reaproveitamento dos materiais utilizados, as ferramentas hidráulicas não descartam os líquidos pois ele retornam para o sistema mecânico, já o sistema pneumático não reutiliza o ar pois ele é expulso após seu uso.

As vantagens

As ferramentas pneumáticas possui diversas vantagens que as ferramentas comuns algumas delas são a simplicidade do design das ferramentas e elas possuem uma durabilidade maior que as ferramentas comuns.

O que faz com que elas tenhas um custo benefício maior, pois elas duram bem mais pelo tipo de trabalho realizado. As ferramentas pneumáticas também funcionam muito bem com altas variações de temperatura, ambientes úmidos e até mesmo com vazamentos de produtos. 

Viu só as quantas vantagens as ferramentas pneumáticas possuem? No nosso blog temos vários post relacionados a ferramentas, se você quer receber em primeira mão nossos conteúdos é só assinar a nossa newsletter ou curtir a nossa página do facebook!

Powered by Rock Convert