Você sempre se perguntou quais as diferenças entre politriz, lixadeira e esmerilhadeira e as funções de cada uma? Vamos explicar qual a utilização de cada uma a seguir. Lembre-se de que as ferramentas que têm uma rotação baixa são mais indicadas para desgastes leves. Já no caso das que que têm uma rotação alta, a indicação é para cortes pesados.

Neste post, falaremos de todas as diferenças entre elas, mas o aspecto que mais diferencia umas das outras é o número de rotações por minuto (rpm). Ele varia entre as máquinas e, consequentemente, as suas aplicações. Quer saber mais? Continue lendo!

Entenda as diferenças entre as três ferramentas

Politriz

Apesar de sua aparência se assemelhar com a da esmerilhadeira, há muitas diferenças entre elas e as suas aplicações. A politriz é uma ferramenta com o RPM baixo (cerca de 3.000 RPM) e sua principal função é polir automóveis em geral. Caso use uma ferramenta com um alto número de rotações para esse tipo de trabalho, a chance de queimar a pintura do veículo é muito alta.

Utilizar uma politriz para trabalhos que exigem uma rotação alta também não é recomendado. Ao utilizar um equipamento com uma rotação menor para cortes pesados, há uma demora maior para a realização do trabalho, além de haver um desgaste maior nos discos de corte, o que faz com que ela possa se superaquecer.

Lixadeira

Como seu próprio nome diz, a lixadeira tem como sua principal função lixar e realizar acabamentos em superfícies. O número de rotações da lixadeira varia entre 5.000 e 8.000. Como dito anteriormente, se utilizar uma ferramenta com rotação maior para essa função, pode ocorrer risco de queimaduras nas superfícies trabalhadas, principalmente no caso da lixadeira, que é mais utilizada em superfícies de madeira.

Outra questão é que as lixadeiras são bem vedadas devido seu trabalho gerar uma quantidade grande de pó. Utilizar uma ferramenta que não tem esse tipo de vedação pode ocasionar danos com a poeira dentro do motor, diminuindo assim a vida útil do produto.

Existem alguns modelos de lixadeira que têm regulagem de rotação e podem ser utilizadas como politriz. Para não ter erro, antes de adquirir um produto que tenha essas duas funções, verifique a capacidade de rotação, para não fazer um uso indevido.

Esmerilhadeira

esmerilhadeira tem rotações mais altas e, por esse motivo, é indicada para trabalhos mais pesados, como cortes de barras metálicas e para desbastar metais.

Não é recomendado o uso de lixa para esse tipo de trabalho, pois devido à alta rotação da esmerilhadeira os discos de lixamento podem acabar se rompendo e ricocheteando. Isso pode causar um acidente grave no operador do equipamento e nas pessoas em volta dele.

Confira algumas dicas de segurança para utilizar as lixadeiras e esmerilhadeiras

As lixadeiras e esmerilhadeiras, por terem rotações mais fortes, demandam um nível de segurança e prática muito grande, para que não se tornem um perigo para o usuário. Para você ter uma ideia, um disco de esmerilhadeira de 7 polegadas de diâmetro, girando em uma velocidade de 8500 rpm, alcança algo semelhante a 288 Km/h.

Se o disco se romper, os seus pedaços voarão em direções diferentes e cortarão tudo o que aparecer na frente. Por isso, além da proteção pessoal, com o uso de EPIs, é necessário que o trabalho seja executado em um lugar seguro, longe de equipamentos que possam ser danificados pelos estilhaços e de pessoas sem a devida proteção.

Confira quais são os EPIs indicados para o uso de esmerilhadeiras e lixadeiras:

  • protetor auricular;
  • óculos de segurança ou viseira;
  • avental de raspa;
  • luvas de raspa;
  • máscara — para não correr o risco de inalar partículas pequenas.

Uma prática recorrente e não indicada é a remoção da coifa, dispositivo de proteção da esmerilhadeira. É esse objeto o responsável por evitar que as partículas resultantes dos cortes e lixamentos se projetem na direção do operador.

Coifa

Além de proteger contra as partículas, a coifa impede que, caso o disco seja rompido, ele se lance para cima do usuário. Como vimos acima, com a velocidade que o disco chega, pode ocasionar um acidente bem grave.

Confira algumas dicas de cuidados em relação à parte elétrica

Nunca utilize equipamentos que estiverem com fios desencapados ou com algum tipo de “gambiarra” elétrica. Caso você receba uma descarga e perca a consciência ou o reflexo, mesmo que por alguns segundos, o risco de se cortar será grande.

Utilize o pluge da tomada correto

No Brasil, houve uma toca de padrão de tomadas há alguns anos. Algumas pessoas que utilizam equipamentos mais antigos acabam improvisando, pois o modelo da tomada não encaixa.

Uma das saídas inseguras que as pessoas encontraram é a não utilização do plugue da tomada, encaixando os fios diretamente na parede. Não faça isso! Além do risco de choque elétrico, há possibilidade de curto-circuitos e de queima do equipamento.

Mantenha o cabo de alimentação em segurança

Outra dica importante e que parece simples, mas muita gente negligencia, é a proteção do cabo de alimentação. Como estamos falando de equipamentos cortantes, mantenha-o a uma distância segura do equipamento, para não rompê-lo ou causar um curto.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido quais são as principais diferenças entre essas três ferramentas, além das dicas de uso com segurança. Lembre-se de que o diferencial delas está na engrenagem e nas rotações. É isso que determina qual tipo de tarefa cada uma desempenhará.

Antes de definir qual comprar, atente-se às especificações e ao tipo de trabalho que você pretende fazer. Somente assim, evitará gastos extras, reduzirá a possibilidade de danificar o material e os riscos de segurança.

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre politriz, lixadeira e esmerilhadeira, use-as de acordo com a indicação do fabricante. Se você costuma trabalhar com mais de um tipo, pode sempre contar com a facilidade de utilizar máquinas sem fio, com a tecnologia FlexVolt da DeWalt!

Gostou do post? Quer fazer um comparativo entre essas ferramentas, analisando preço, potência e marcas? Entre já em nosso site e confira.

Powered by Rock Convert