O Dia Internacional da Mulher é uma data oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. A finalidade da data é simbolizar a luta histórica das mulheres para a equiparação dos direitos, visto que na história da sociedade houveram grandes injustiças para com o sexo feminino. Um exemplo disso é que há poucos anos elas precisavam de permissão do pai ou do marido para poder abrir uma conta bancária.

Existem alguns eventos que colaboraram para a criação deste dia, a principal é a que ocorreu em 1911. Em Nova York, 146 pessoas morreram carbonizadas em um incêndio nas instalações de uma fábrica têxtil, sendo 125 mulheres e 21 homens. As causas do incêndio foram as péssimas instalações elétricas, junto da grande quantidade de tecido no local. A fábrica mantinha as portas trancadas durante o expediente como forma de conter motins e greves, pois era algo recorrente após as revoluções industriais.

A Mulher no Brasil

No Brasil, em 1932 as mulheres adquiriram direito ao voto. Como consequência da criação da data, quando a Constituição Federal de 1988 foi escrita, a isonomia entre os sexos já estava presente (Artigo 5° “I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”). Além disso, também há a Lei Maria da Penha que foi um marco contra a violência doméstica.

Tanto a data quanto os direitos foram adquiridos depois de muito sofrimento! Hoje é um dia para celebrar essas conquistas, lembrando que as mudanças são possíveis. A data traz um convite à reflexão tanto para o campo do convívio familiar, social e até o mercado de trabalho!

A Mulher e o Mercado de Trabalho

Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicado em 16/12/2019, indica que nos últimos 10 anos o número de empresas pertencentes a mulheres na América Central aumentou quase 60%. O relatório destaca a necessidade de políticas para estimular o empreendedorismo das mulheres.

Hoje, no Brasil, do total de mulheres com idade para trabalhar (acima de 14 anos), 52,5% estão no mercado, segundo o IBGE. Esse percentual cresceu em relação a 2014, quando era 50,4%, e é maior que a média mundial atual para elas (48,5%), segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Independentemente dos números, todos nós sabemos do potencial de uma mulher. Nesta data celebramos a todas as mulheres, tanto as que estão inseridas no mercado quanto aquelas que optaram por não o fazer. Estamos juntos com vocês na busca pela equidade. Nós do Ferramentas para Casa, desejamos um feliz dia da mulher para quem com paciência muda o mundo com delicadeza, guerreira nas lutas do dia a dia. Que nunca falte respeito, paciência e perseverança!

PARABÉNS PARA AS MULHERES!
(NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER)

Mulher, obra prima da criação
que Deus fez com primor e com carinho;
um grande presente para Adão
– flor perfumada, sem ter espinho.

Pra abençoar o nosso caminho
a fez o Senhor, com perfeição;
fazendo do lar o mais doce ninho,
enchendo de amor nosso coração!

Vida que dar força para a lida
e vida que gera uma outra vida,
companheira que anima nossa fé…

A beleza em forma de pessoa,
namorada e “mãe” – que coisa boa!
Parabéns para o dia da mulher!…

Antonio Costta

furadeiraPowered by Rock Convert