Você sabe qual é a origem do dia do trabalhador? Esta data surgiu após uma manifestação realizada na cidade de Chicago, Illinois, nos Estados Unidos. Uma dessas manifestações é conhecida como a revolta de Haymarket, que ocorreu em 4 de maio de 1886, onde trabalhadores manifestavam por sua jornada de trabalho. Neste dia houve confronto entre os trabalhadores e a polícia.

Em homenagem às lutas destes trabalhadores pela jornada de oito horas e em memória dos mortos em Haymarket, a Segunda Internacional (congresso em Paris – 1889), proclamou o dia 1º de Maio com o Dia Internacional do Trabalhador.

Acredite se quiser, naquele tempo alguns trabalhadores tinham jornadas de trabalho de 13 a 17 horas! Sem nenhum tipo de adicional ou bonificação. As ferramentas utilizadas por eles não tinham nenhum tipo de ergometria e prejudicavam a saúde destes trabalhadores. Hoje em dias as marcas já se preocupam com a ergometria das ferramentas, mesmo que sejam só para hobbies!

O Dia do Trabalhador no Brasil

As primeiras manifestações começaram a surgir em 1910,a data era adotada pelos trabalhadores para debaterem e conscientizarem a respeito de seus direitos.

Em 1919 é criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a atribuição de estabelecer garantias mínimas ao trabalhador e, também, evitar a exploração do trabalho de crianças.

A data foi oficializada pelo Decreto 4.859 de 1924, e na década de 1930 o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar o dia 1º de Maio para divulgar mudanças e benefícios trabalhistas através de leis. Como por exemplo a criação do salário mínimo que deve ser reajustado anualmente, a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“A história do 1° de maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mas também pela conquista de todas as outras reivindicações…” – Perseu Abramo

Com o passar desses anos, é fato que os trabalhadores conquistaram muitos direitos, mas reconhecemos que ainda há um grande caminho pela frente. Recentemente houve a reforma da CLT, um sinal de que nosso país está disposto e atento às necessidades dos trabalhadores.

Nós da Ferramentas para Casa valorizamos nossos trabalhadores, pois nossas vitórias são construídas através deles! Desejamos com todo carinho e admiração um Feliz dia do Trabalhador.

Siga, as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Twitter e no YouTube!

Powered by Rock Convert