Hoje em dia é norma da maioria das empresas o uso de equipamentos de segurança para a proteção do colaborador. A segurança do trabalho define alguns itens imprescindíveis para alguns setores, como elétrico e construção civil, por exemplo. Vamos conferir quais são os considerados essenciais?

CAPACETES

Os capacetes são muito encontrados em canteiros de obras e usinas, servem para proteger de quedas de materiais ou pancadas leves, além é claro de que em há alguns setores utilizam das cores desse equipamento para ajudar na identificação da função do colaborador.

CINTURÕES DE SEGURANÇA

Qualquer trabalho realizado acima de 2 metros de altura se faz necessário desse equipamento, com travas específicas para cada segmento que previnem a queda do funcionário que esteja trabalhando nessas condições. É muito utilizado por empresas que realizam manutenção em redes elétricas, telefônicas e de Internet.

PROTETORES DE OUVIDO

A maioria dos meios de trabalho é rodeado de altos ruídos, o que se faz necessário uso de protetores para a audição. Cada meio utiliza de um modelo, como abafadores e protetores auriculares internos.

PROTEÇÃO PARA OS PÉS

Uma das partes do corpo humano que mais sofre desgaste durante o dia são os pés, que nos sustentam o dia todo. Por isso é essencial que haja proteção para eles. Botinas com revestimento de fibra de plástico e até de ferro são comuns no setor de mecânica e construção. Alguns casos, como de trabalhos realizados em zona rural, utilizam-se inclusive caneleira, que protege contra animais peçonhentos.

PROTEÇÃO PARA O CORPO

Em alguns casos é necessário a proteção do corpo, como no trabalho com reagentes químicos e inflamáveis. Calças e jaquetas com revestimento específico são muito utilizados. Há também o uso de coletes reflexivos, ajudando assim na identificação do funcionário.

ÓCULOS DE PROTEÇÃO

A maioria dos setores é necessário o uso de óculos de proteção, afinal o trabalhador pode estar sempre em contato com algo que atinja seus olhos, que é uma região muito sensível do corpo. Setores de solda e funilaria, que utilizam esmerilhadeira devem sempre usar esse EPI.

LUVAS

Outro item essencial para a segurança são as luvas, que podem ser diferentes para cada segmento, como de borracha ou tecido. Mas se fazem importantes em qualquer trabalho manual que exija contato direto com as mãos.

 

Powered by Rock Convert