Existem vários tipos de fone de ouvido disponíveis no mercado. Atualmente o que mais se vê são pessoas utilizando esse acessório para entretenimento em variados momentos do dia a dia, como na academia, enquanto viajam de ônibus ou de avião, entre outros.

No entanto, é importante saber os diferentes modelos e o mais indicado para cada ocasião ou o que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Mas qual seria o melhor fone de ouvido para as suas necessidades? Bem, essa questão vai depender da preferência de cada usuário. Pois, alguns são mais confortáveis, outros isolam totalmente o som exterior, e ainda há os modelos que não possuem fios. Ou seja, vale a pena conhecer os tipos existentes e finalidades para quais são mais indicados.

Neste post, vamos elencar os modelos mais comuns e suas principais características. Continue conosco e confira!

Fones auriculares

O tipo auricular é o que vem junto com os smartphones e tablets. São aqueles que apenas encaixamos nas orelhas. Contam com a vantagem de serem leves e fáceis de colocar na bolsa e levarmos para qualquer lugar.

No entanto, permitem vazamento de som externo — o que compromete um pouco a qualidade do som e aos poucos a audição do usuário, já que a tendência é aumentar o volume para bloquear os ruídos.

Earbud

É um dos tipos de fone de ouvido intra-auriculares que penetram na cavidade auditiva, utilizando uma pequena borracha para vedar os sons externos. Tem um formato diferente dos auriculares — o que permite uma maior facilidade de inserir no ouvido.

A maior vantagem desse tipo de fone é ele penetrar no ouvido, assim é capaz de bloquear parte dos ruídos externos, como músicas, sons de televisores, pessoas falando, etc. Dessa forma o usuário não necessita aumentar muito o volume do som.

Intra-auricular

Muito parecido com os earbuds, esse tipo de fone de ouvido é composto por três camadas de silicone, o que facilita penetrar no canal auditivo. A vantagem é que sua eficácia é maior no bloqueio do som externo, evitando que o usuário aumente o volume do aparelho, que com o tempo prejudica a audição.

É muito fácil encontrar fones do tipo intra-auricular com alguns recursos extras, como cancelamento de ruído e Bluetooth. Fones Bluetooth livram o usuário totalmente dos fios, dando bastante comodidade para fazer exercícios físicos, caminhadas e corridas.

Fone com Bluetooth

A tecnologia Bluetooth chegou também para revolucionar o mundo dos fones de ouvido. Eles funcionam a uma distância de cerca de 7 metros do celular, computador ou de qualquer outro dispositivo ao qual esteja conectado. Esses acessórios de áudio são excelentes opções para quem gosta de se locomover com mais facilidade.

É mais comum encontrarmos essa tecnologia em fones de ouvido intra-auriculares. No entanto, essa funcionalidade já existe em outros tipos também, como o supra-auricular. São desprovidos de fios, além de serem uma ótima opção para quem odeia aqueles fios imensos que fazem nós o tempo todo. A vantagem é que dá muito mais liberdade ao usuário de fazer qualquer atividade.

Supra-auricular

Esse modelo conta com um alto-falante externo que fica fora do canal auditivo — protegendo a audição de quem estiver o utilizando. Sua característica básica é o formato, possui um arco que segura o fone na cabeça. Como tem alto-falantes maiores, possui melhor qualidade sonora.

Outra vantagem é o conforto, tendo em vista que são acolchoados e envolvem toda a orelha, facilitando seu uso por horas sem se tornar desconfortável para o usuário.

Existem modelos desse tipo que vêm com um microfone embutido, por isso é muito utilizado por gamers profissionais, pois facilitam a comunicação sem a necessidade de tirar a mão do teclado. Quem pratica atividade física também aprecia esse modelo, já que fica bem preso à cabeça evitando que caia. São ainda usados por DJs e em gravações de músicas, principalmente pela qualidade dos sons graves.

A maior desvantagem desse tipo de fone é o tamanho, pois, sair com eles na rua, incomoda alguns usuários, visto que os dispositivos são bem chamativos. Outro ponto negativo é o tamanho para carregar na bolsa, porque não são compactos como os demais.

Fone circumaural (Over-ear)

Parecido com o tipo supra-auricular, o fone circumaural ou over-ear possui uma pequena diferença no formato — fechando a orelha como se fosse uma concha. Isso, além de intensificar a qualidade do som, evita a entrada de ruídos externos que atrapalham a audição do usuário.

Esse tipo de fone é utilizado geralmente por quem exige uma alta fidelidade de som, como DJs e outros profissionais da música — já que contam com a melhor definição e precisão dos graves e agudos.

Da mesma forma que o supra-auricular, sua desvantagem está no tamanho, e alguns usuários reclamam que esquentam muito a cabeça, sendo um pouco complicado ser utilizado na rua. Outra questão a ser considerada é o valor, são fones muito mais caros que os demais.

Dicas para não errar na escolha

Determinadas lojas físicas permitem que os clientes façam um teste nos tipos de fones de ouvido antes de comprá-los. Na verdade, essa é uma excelente oportunidade de escutar a sua música preferida e fazer uma avaliação. Dessa forma, você pode saber se o acessório reproduz todos os detalhes do som com fidelidade.

No entanto, outros fatores também contam, como o conforto e o aspecto desse item. Pois, de nada adianta ter um modelo com precisão sonora, se ele não é confortável ou mesmo não gostamos da sua aparência.

Outro detalhe é em relação ao preço, não escolha seu fone de ouvido pelo valor: o barato sempre sai caro. Priorize a marca, o conforto, suas funcionalidades e principalmente a qualidade do som.

Como você pôde conferir neste artigo, os tipos de fone de ouvido são diversos. O ideal é testá-los para saber o que mais se adapta ao seu estilo de vida. No entanto, é possível saber as vantagens e desvantagens de cada um deles com nossas informações. Avalie cada uma delas e escolha o melhor modelo para as suas necessidades.

Gostou deste post? Continue, então, com a visita e conheça os nossos inúmeros produtos. Temos excelentes opções para todos os gostos!

Powered by Rock Convert