A aquisição de equipamentos de informática é uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja para fins de trabalho, estudos, lazer. Mas muita gente ainda fica na dúvida entre computador ou notebook, pois cada um oferece vantagens diferentes.

Não se trata de uma resposta simples, nem existe uma receita que se aplica a todo mundo. Tudo vai depender do tipo de uso que você faz do aparelho. Ou seja, o perfil do usuário será peça-chave para tomada de decisão correta.

Para ajudá-lo nessa escolha, elaboramos um post com algumas dicas sobre o que você deve levar em conta antes de optar por investir em uma dessas duas alternativas. Continue a leitura e descubra qual a melhor opção para o seu caso!

O que é mais vantajoso: computador ou notebook?

O primeiro ponto a ser esclarecido para quem está pensando em adquirir um desses equipamentos é que não existe um modelo que seja melhor que o outro. O que vai determinar o produto ideal é a finalidade para a qual o consumidor pretende utilizá-lo.

Isso significa que tanto o computador, também conhecido como desktop, quanto o notebook apresentam os seus prós e contras. Não adianta, por exemplo, ter a máquina mais potente, se o que a pessoa precisa é de uma ferramenta que pode ser levada para diferentes lugares.

Quais características devem ser observadas?

Mobilidade

No quesito mobilidade os notebooks possuem uma grande vantagem em relação aos desktops. Uma das principais características de um notebook é justamente a sua facilidade no transporte.

Ele é infinitamente menor, mais leve, não requer a conexão de equipamentos adicionais por meio de fios, como teclado, mouse e outros periféricos. E ainda funciona a bateria, permitindo uma certa autonomia quando não está conectado à tomada.

Portanto, não resta dúvida que, para quem precisa de um equipamento que possa levar de um lado para o outro, a melhor opção seja o notebook.

Preço

Com relação ao preço, é importante avaliar a relação entre a performance do produto, ou seja, a potência do seu sistema, e funcionalidades que o aparelho oferece, com o valor do investimento. Nessa questão o consumidor vai perceber que um computador que ofereça as mesmas configurações de notebook é naturalmente mais em conta.

Mas se levarmos em consideração que as exigências do usuário possam evoluir ao longo do tempo, e ele necessite “ turbinar” a sua máquina, isto é, investir na compra de componentes de melhor desempenho, por exemplo — colocar mais memória, trocar a placa de vídeo, comprar um monitor maior —, o preço desse desktop também será elevado.

De qualquer forma, se a sua escolha tem como ponto de partida o preço, os desktops oferecem uma boa relação custo-benefício. Porém, o mais indicado é que antes de tomar uma decisão todos os aspectos do seu perfil de usuário sejam pesados.

Tamanho da tela

No que diz respeito ao tamanho da tela, computador ou notebook são encontrados nos mais variados tamanhos, o que permite bastante flexibilidade na sua decisão.

Os notebooks geralmente são encontrados em tamanhos de tela entre 11 e 15,6 polegadas, atendendo desde os clientes que buscam o máximo de mobilidade, até aqueles que desejam um equipamento portátil, entretanto preferem uma tela de tamanho maior.

Já os modelos desktop, apesar de iniciarem em telas de tamanho equiparado aos notebooks, 14” ou 15”, é possível equipá-los como monitores enormes, semelhantes a uma TV, com dimensões acima das 29 polegadas.

Então, para quem tem como objetivo os jogos, assistir filmes e séries, monitoramento empresarial, o computador é, sem dúvidas, a alternativa mais indicada, pois permite a aquisição de telas muito maiores.

Manutenção

Os notebooks, via de regra, são equipamentos mais difíceis de manusear, o que exige conhecimentos técnicos bem específicos e ferramentas mais complexas para realizar a sua manutenção. Por isso, eles tendem a ser mais caros.

Ademais, a oferta de profissionais no mercado que lidam com os computadores é bem maior do que os que atendem aos notebooks. De modo que, se existe uma grande quantidade de pessoas prestando o mesmo serviço, a tendência é o seu valor mais baixo.

Sensibilidade

A sensibilidade é uma característica que está mais presente nos notebooks, até porque, como eles são transportados de um lugar para o outro, existe um risco maior de quedas e choques com outros objetos.

Enfim, ele é bem mais delicado que um computador tradicional e, por isso, requer um cuidado redobrado do seu proprietário.

Vida útil

A vida útil de um computador ou notebook pode ser interpretada a partir de dois aspectos — o tempo de duração do equipamento como um todo e a necessidade de atualização de peças.

Isso significa que se a sua atividade está de acordo com  a capacidade do notebook, ele vai durar um tempo bastante razoável sem que você precise trocar peças e componentes.

Os computadores, por sua vez, à primeira vista podem parecer ter maior vida útil. Contudo, se forem avaliados os upgrades necessários a fim de que ele continue funcionando bem, no fim das contas, o notebook apresenta maior durabilidade.

O que deve ser levado em conta antes da decisão final?

Realizada  a comparação dos fatores técnicos que vão influenciar a sua decisão e definida a opção de melhor custo-benefício, existe um último passo que é imprescindível para uma boa compra: análise dos preços de diferentes fornecedores.

Aqui, vale a pena verificar as ofertas em diferentes sites e também lojas físicas antes de fechar um negócio. Para tanto, é necessário englobar não somente o custo do aparelho em si, mas também:

  • as despesas com frete;
  • as condições de pagamento;
  • o prazo de entrega.

Por todo o exposto, podemos concluir que, seja computador ou notebook, o que vai definir o melhor produto são as necessidades do usuário. Não adianta desejar o desktop mais robusto e potente, se você precisa levar essa ferramenta para o trabalho, ou pensar apenas no preço, se a sua rotina exige características específicas.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece os principais pontos para uma boa escolha entre um computador ou notebook, aproveite para descobrir por que o mousepad é importante!

furadeiraPowered by Rock Convert