Imaginemos que você tenha em mente renovar o visual de algum ambiente da sua casa ou fazer alguma instalação que requer uso de parafusos — um suporte para a sua TV, por exemplo. Nesse momento surge uma dúvida: como escolher uma furadeira adequada?

Para ajudá-lo a usar as ferramentas adequadas para o seu projeto, elencamos alguns aspectos importantes de como escolher uma furadeira, seja para uso profissional, semi-profissional, ou apenas uso casual — pequenos trabalhos, hobby, aprendizado etc. Vamos a elas?

O que você deve considerar ao escolher uma furadeira?

Ao contrário do que muito se pensa, as diferenças entre as furadeiras não se limitam à espessura e profundidade. O tipo de trabalho, a frequência de uso e o material a ser perfurado são fatores críticos na hora de selecionar a ferramenta apropriada.

Dependendo do uso, você deve considerar características distintas. Por exemplo, se você quiser furar uma peça de madeira e uma parede de concreto, a potência da ferramenta será um fator determinante, por isso, você precisará de dois tipos de furadeira.

Confira a seguir quais características você deve considerar ao escolher essa ferramenta:  

Potência e impacto

As especificações de potência e impacto são os primeiros requisitos que devemos avaliar, pois estão muito ligadas ao tipo de trabalho a ser realizado, ou seja, o material que será perfurado, o tempo de uso e a profundidade do furo.

Vamos supor que o usuário queira perfurar uma grande peça de alvenaria ou concreto. A furadeira ideal para poupar esforço físico, tempo e energia elétrica deve ter potência acima do convencional, isto é, a partir de 700 watts (700 W), até para preservar a vida útil da furadeira.

Em contrapartida, caso o usuário precise da ferramenta para realizar trabalhos delicados ou domésticos em materiais leves como madeira e metal, ele deve priorizar uma furadeira que tenha entre 350 e 450 watts de potência. Para profissionais autônomos, devido ao uso mais frequente, é interessante optar por modelos de 550 a 650 watts.

O impacto, por sua vez, é determinante para o tipo de material. A madeira, diferentemente da alvenaria, não requer impacto no ato da perfuração. Felizmente, boa parte das furadeiras vendidas atualmente contam com a chave de impacto, recurso que ativa / desativa o impacto antes da perfuração.

Oferta!

Tamanhos e tipos de brocas

Ao planejar a tarefa que produzirá com a sua furadeira, uma das “obrigações” é saber identificar o tipo de broca, bem como o seu tamanho mais adequado. Existem, por exemplo, brocas específicas para madeira, azulejo, vidro, aço, concreto, etc.

Por isso, recomendamos que você tenha plena ciência de suas pretensões, ou seja, das atividades que pretende realizar com a furadeira, pois, dependendo do modelo da máquina e seu mandril, a broca certa pode ser incompatível — abordaremos essa questão mais detidamente no próximo tópico.

Uma dica complementar, porém valiosa, é consultar especialistas — ou vendedores qualificados — para saber qual tipo de broca você deve utilizar, os modelos de furadeira indicados para sua futura atividade, entre outras questões técnicas relevantes.

Dimensões de mandril

A questão de como escolher a furadeira certa também deve considerar o mandril que acompanha a ferramenta. Trata-se da peça localizada na ponta da furadeira, onde é encaixada a broca.

Há 2 tipos de mandril disponíveis nas furadeiras comuns: os de 3/8 polegadas e 1/2 polegada. O mandril 3/8, bastante comum em furadeiras apropriadas para uso doméstico, suporta brocas de até 10mm, enquanto o de 1/2 polegada suporta 13 mm.

Vale ressaltar que há outra diferença entre ambos os tipos de mandril: o modo de encaixe. É comum encontrarmos furadeiras com mandril de 3/8 polegadas com encaixe de pressão, ou seja, basta encaixá-lo manualmente. O mandril de 1/2 polegadas, no entanto, requer aperto das castanhas com uso de uma chave que acompanha o produto.

Velocidade de perfuração

A velocidade de perfuração é indicada com base nas rotações por minuto — rpm — e deve ser escolhida de acordo com o tipo de tarefa. Para termos noção da variação de velocidade entre os modelos de furadeiras, a baixa rotação é medida entre 300 rpm e 400 rpm, enquanto a alta gira entre 1200 rpm e 1500 rpm.

No entanto, o usuário deve prestar atenção quando pretende usar a furadeira para trabalhos diversos, afinal, não se usa a mesma velocidade para tudo. Sendo assim, sugerimos a aquisição de uma furadeira com regulador de velocidade, a qual permitirá o uso eficiente da ferramenta em várias situações.

Recursos da furadeira

Anteriormente, destacamos a função de ativar / desativar impacto presente na maioria das furadeiras. Existem outros recursos que são imprescindíveis, pois facilitam muito a vida do usuário.

Um desses recursos é o giro reversível, providencial nas situações em que a broca trava, possibilitando que ela gire em sentido contrário para que seja retirada sem dificuldades.

Para quem pretende realizar um trabalho pesado, como perfurar uma parede de concreto, a chave seletora de martelete é um recurso extremamente útil, que permite variar as funções “martelete” e “rotação normal”.

Outro destaque que não pode passar em branco é a função parafusadeira, disponível em alguns modelos de furadeiras, que torna a ferramenta híbrida. Na prática, o usuário consegue furar e parafusar de forma ágil e precisa.

Tipo de bateria

Se você quer escolher uma furadeira sem fio, vale destacar a tensão como fator relevante, pois quanto maior a voltagem da bateria, melhor o desempenho da furadeira — lembrando que tudo depende da sua necessidade.

A tensão varia muito entre os modelos de furadeira. Podemos encontrar algumas de baixa tensão, de 6 V a 18 V, ideais para uso doméstico e materiais leves, e de alto desempenho, acima de 18 V, recomendadas para trabalhos pesados.

Como você pôde perceber, para que você saiba como escolher uma furadeira, você deve considerar uma série de elementos para comprar a ferramenta ideal para o seu uso. Não se esqueça que você deve comprar o seu produto em uma loja especializada e conceituada no mercado, para adquirir um produto de qualidade e que esteja de acordo com as normas de segurança.

Aproveite para conferir os modelos de furadeira disponíveis em nosso site. Caso tenha restado alguma dúvida, basta consultar o nosso atendimento pelo chat. Boa sorte com o seu trabalho — e sinta-se à vontade para compartilhá-lo conosco nos comentários!

 

Powered by Rock Convert