Toda criança tem a expectativa de receber uma festa de aniversário, já que esse é o momento ideal para se divertir com os amigos e a família. Porém, muitas vezes os pais acabam não realizando a comemoração por pensarem que não há como fazer uma festa infantil sem gastar muito dinheiro.

Comemorar o aniversário da criança faz com que ela se sinta amada, colabora com seu desenvolvimento emocional e é uma ótima forma de trabalhar a socialização dos pequenos. Ao contrário do que muitos pensam, é possível fazer uma festa infantil em casa de forma econômica e sem perder o bom gosto.

Quer saber como planejar tudo? Veja a seguir!

Defina o tema da festa

A definição do tema certamente é uma das primeiras dúvidas que surgem quando os pais começam a pensar em como fazer uma festa infantil em casa. Principalmente porque essa etapa é uma das mais importantes, já que toda a decoração será baseada nessa escolha.

Para que os pais não corram o risco de errar e não percam tempo no planejamento, é importante consultar as preferências do aniversariante e selecionar a melhor opção. Caso a criança seja muito pequena ou esteja indecisa, há diversas opções bastante interessantes:

  • personagens de desenhos animados;
  • personagens básicos como dinossauros, fadas, sereias e super-heróis;
  • esportes;
  • animais;
  • temas artísticos como música, dança etc.

Faça um orçamento

Avalie a quantidade de dinheiro disponível e faça orçamentos dos produtos e serviços necessários para que a quantia seja aproveitada da melhor maneira possível. É importante priorizar a qualidade e não se deixar levar somente pelos preços.

A elaboração de um orçamento ajuda no momento das compras para que você decida quais serviços serão contratados e quais serão feitos por conta própria. Alguns itens a considerar são:

  • comida (bolo, sucos, doces e salgados);
  • elementos decorativos;
  • lembrancinhas e presentes;
  • serviços de animação de festas ou brinquedos.

Caso não possa investir em brinquedos infláveis, é muito fácil organizar brincadeiras simples e igualmente divertidas. Como exemplos, podemos citar pega-pega, futebol e oficinas para que as crianças façam desenhos e pinturas, cupcakes, fantoches etc.

Planeje a decoração

Ao fazer a decoração, é preciso definir o esquema de cores da festa infantil de acordo com o tema escolhido. Os tons devem ser escolhidos com atenção porque serão os principais responsáveis pelo visual da festa. Dessa forma, todos os elementos (painel de fundo, balões e toalhas de mesa) devem seguir o mesmo padrão.

Para economizar nessa etapa, você pode usar a criatividade e aproveitar elementos que já estão disponíveis na decoração de sua casa, como flores e enfeites.

Faça o cálculo da quantidade de comida

Na hora de organizar a festa, faça uma lista de convidados e confirme a presença deles para calcular a quantidade adequada de comida. Assim você garante que nada fique faltando e evita desperdícios de alimentos, o que pode significar uma boa quantia de dinheiro economizado.

Para ajudar nessa tarefa, há algumas ferramentas na internet que podem ser utilizadas, como uma calculadora de festa.

Tenha atenção aos detalhes

Detalhes como a iluminação, música e atividades recreativas devem ser planejados com cuidado, já que são muito importantes — tanto quanto a decoração e a comida — para o sucesso da festa infantil.

Portanto, disponibilize bons equipamentos de áudio e certifique-se de que a iluminação do ambiente está adequada. Também verifique se todos os produtos necessários para a realização das atividades com as crianças foram comprados.

Como você viu, ao saber como fazer uma festa infantil em casa, é possível economizar dinheiro sem que a comemoração perca a qualidade. Para isso, é importante planejar bem os preparativos e comprar os produtos certos para que não falte nada essencial.

Gostou das dicas? Compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais para que também vejam como fazer uma festa infantil sem gastar muito!

furadeiraPowered by Rock Convert