Quem não gosta de chegar em casa após um dia de trabalho, sentar no sofá e assistir a suas séries e filmes favoritos? Com a facilidade de acesso à internet e barateamento dos aparelhos eletrônicos, está cada vez mais palpável o sonho de montar uma sala de TV com clima de cinema.

Mas para que a experiência seja completa, é preciso ir além dos aparelhos eletrônicos, dando uma atenção especial também para a decoração do ambiente e mobiliário. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

Escolha o televisor de acordo com o tamanho da sala de TV

A TV é a protagonista e, por isso, é necessário muito critério em sua escolha. Entretanto, além da qualidade da imagem, tamanho e posição correta dos objetos — de acordo com as dimensões do ambiente e distância do sofá — também precisam ser considerados.

Nem sempre a maior TV proporcionará a melhor experiência, um televisor grande em um ambiente pequeno tornará difícil o foco das imagens para as pessoas. Veja a seguir os tamanhos ideais de acordo com a distância entre a TV e o sofá:

  • Se a distância for de 1,2 a 2,4 metros, a TV de 32 polegadas é uma boa opção.
  • As TVs de 42 polegadas são indicadas quando o sofá estiver entre 1,6 a 3,2 metros de distância.
  • Caso a distância seja entre 1,75 a 3,5 metros, compre uma TV de 46 polegadas.
  • TVs de 50 polegadas proporcionam melhor experiência quando estão entre 1,9 a 3,8 metros do sofá.

Capriche na escolha do rack ou painel de TV

Com o crescimento das cidades, casas e apartamentos estão ficando cada vez menores, logo, as tradicionais estantes estão dando lugar aos racks e painéis de TV. Essa tendência pegou carona na evolução tecnológica dos televisores, que ficaram mais leves e finos.

Quando for comprar o painel de TV ou rack, atente-se à altura do sofá. A televisão deve ficar na altura dos olhos para que não haja desconforto a quem estiver assistindo. Os racks costumam ser baixos, portanto, se o seu sofá for mais elevado, é aconselhável a aquisição de um painel para fixar a TV diretamente na parede.

Busque um sofá confortável

A escolha do sofá é crucial para o conforto de todos, porque é um móvel democrático, utilizado por familiares e visitantes. A primeira coisa que você precisa ter em mente é o tamanho de sua sala de TV. O sofá precisa preencher o ambiente, mas não pode se tornar um obstáculo na circulação das pessoas. A grande tendência dos últimos anos são os retráteis e reclináveis.

Não se esqueça dos tapetes, cortinas e almofadas

As almofadas darão mais conforto e aconchego à sua sala de TV, proporcionando um clima mais despojado ao ambiente. Aposte em tecidos macios e leves e não se preocupe em combiná-las com o sofá ou cortinas.

Já as cortinas, além de dar uma sofisticação, mantêm o ambiente livre de reflexos indesejados, garantindo aquele escurinho ideal para assistir um bom filme. Dê preferência aos tons neutros e cores lisas.

Deixe a escolha do tapete para o final, assim você poderá analisar todos os detalhes e escolher o que melhor combina com o ambiente. A grande tendência para as salas de TV são os peludos, que garantem muito mais conforto e aconchego.

Complete a experiência adquirindo o sistema de som ideal

Agora que já escolheu os itens que deixarão a sua sala de TV bonita e confortável, é hora de tornar esse ambiente imersivo, deixando a sensação de estar numa sessão de cinema. Para que isso seja possível, é necessária a aquisição de um bom home theater.

O modelo mais comum é o de 5 canais, que atende bem ambientes médios e pequenos, mas é possível encontrar modelos com 7 canais, ideais para salas de TVs maiores.

Com as dicas dadas no texto, você conseguirá fazer de sua sala de TV um ambiente agradável e aconchegante, proporcionando boas sessões de cinema para seus amigos e familiares.

Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais e continue recebendo conteúdos e dicas. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram.

 

 

furadeiraPowered by Rock Convert