A Black Friday já é um evento de nível nacional e muitos brasileiros já poupam algum dinheiro para fazer suas compras nesta data. Inúmeras lojas já aderiram à promoção e dão grandes descontos em seus produtos sempre na famosa sexta-feira.

Mas você já teve a curiosidade de saber como começou essa história de black friday? Pois bem, nós pesquisamos e vamos contar pra você!

Resultado de imagem

(Fonte da imagem: E-commerce Brasil)

Origem

A origem de umas das mais famosas promoções da atualidade foi nos Estados Unidos na década de 60, porém não há algo concreto, já que não existe nenhum fato ou data que seja considerado como o marco inicial.

De acordo com o linguista Ben Zimmer, o mais provável é que o termo tenha surgido no meio policial. O trânsito no dia após o feriado de Ação de Graças ficava muito congestionado devido ao grande número de pessoas voltando para suas cidades.

Como o feriado é sempre na última quinta do mês de Novembro, a sexta após o feriado recebeu o nome de Black Friday, que em Português significa “sexta-feira negra”.

O que era um tremendo problema para os oficiais era uma grande oportunidade para os lojistas, que aproveitavam o grande fluxo de pessoas e a lentidão no tráfego para vender seus produtos, dando grandes descontos para seus fregueses.

Hoje a Black Friday se tornou um grande evento para o comércio e se espalhou para vários países inclusive no Brasil!

Black Friday no Brasil

Ao contrário dos Estados Unidos, a Black Friday Brasileira foi inicialmente on-line mais de 40 lojas, como a nossa Ferramentas para casa, se uniram para criar a primeira Black Friday brasileira!

Em 2013 o Brasil bateu recordes faturando no e-commerce cerda de R$ 770 milhões de reais, os produtos mais almejados nesta Black Friday foi os smartphones e os televisores. E a cada ano a black friday vem faturando cada vez mais.

Porém no Brasil ouve uma polêmica envolvendo os preços da black friday, a famosa black fraude.

Black Fraude

A Black Fraude ficou conhecida por volta de 2012 quando empresas de grande porte maquiaram seus preços para a Black Friday alegando grandes descontos!

Ela acontecia da seguinte maneira, as empresas aumentavam os preços dos seus produtos pouco antes da Black Friday e no dia da Black Friday voltavam com o preço normal sem desconto algum.

E por conta disso a Câmara Brasileira de comercio eletrônico, criou um código de ética para combater ofertas fraudulentas na Black Friday e ainda publicou uma lista de lojas que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula.

Quais produtos terão descontos?

Muitas lojas utilizam um selo para destacar as ofertas que terão preço de Black Friday  porém não é há garantia que esses produtos realmente estarão com descontos de Black Friday, os únicos que possuem essa informação são o lojistas e clientes que acompanharam os preços dos produtos para garantir o melhor desconto.

E você, já se preparou para os descontos da Black Friday? Visite nosso site e aproveite as nossas ofertas. Boas compras!

Powered by Rock Convert