Você sabe como esconder fios dos variados aparelhos eletrônicos que atualmente são bem comuns em qualquer residência? Na maioria dos casos, o resultado é um emaranhado de cabos que acabam se enrolando e bagunçando a casa, não é mesmo?

Pois é, além de interferirem na decoração, os fios podem ser perigosos e provocar acidentes. Por isso, escondê-los torna-se necessário e prudente. Afinal, existem várias formas de camuflá-los, e são maneiras práticas que ajudarão na organização dos cômodos.

Neste texto, portanto, elencamos para você algumas dicas de como mascarar esses fios inconvenientes que alteram o décor da casa e incomodam muita gente, além de dicas sobre segurança e organização. Então, continue a leitura e confira até o fim!

1. Planeje o ambiente

Essa dica vale pra quem ainda não montou seu ambiente de TV e também para aqueles que pretendem renovar a decoração. Antes de pensar em organiza os fios, que tal planejar o ambiente para favorecer a organização?

Algumas ideias criativas e simples podem fazer com que um ambiente bagunçado — não só pelos fios, mas porque o mobiliário está fora do padrão do cômodo — se torne um local espaçoso e confortável.

Em matéria de organização, equilíbrio é tudo. Por exemplo, colocar sofás de 2 e 3 lugares em uma sala minúscula, deixará a área de circulação menor. Essa quantidade de móveis, mesmo com os fios escondidos, deixará o ambiente um pouco pesado, quebrando o clima confortável que queremos para esse cômodo.

O ideal nesse caso é optar por um único sofá e, se houver a necessidade de mais lugares, completar o ambiente com cadeiras, poltronas ou pufes.

Fique atento aos móveis funcionais

Quer otimizar o ambiente, mas não tem muito espaço? Opte por móveis funcionais, que além de ajudarem na decoração, oferecem funções que reduzem a necessidade de outros mobiliários.

Um bom exemplo são os móveis que se transformam em baús. Em vez de ter várias estantes e armários ocupando espaços apertados, você pode ter um puff que permita guardar alguns livros, mantas e outros objetos. Você ocupará o mesmo volume que gastaria com um puff normal, só que abrindo espaço em outros locais.

2. Faça canaletas de PVC

As caneletas de PVC são um dos truques mais usados e funcionais para esconder e organizar os fios, tornando o ambiente mais arrumado. O único porém desse artifício é que as canaletas ficam aparentes e há quem não goste disso.

No entanto, é bem melhor essa solução para fugir dos emaranhados que acabam se formando. Além disso, optar por essa alternativa pode evitar uma obra. Algumas pessoas, para que o PVC não destoe muito do resto do ambiente, pintam as caneletas com a cor do espaço onde elas serão colocadas.

3. Fixe a fiação embaixo da mesa

Em locais de trabalho, fica mais fácil camuflar os fios, pois nesse ambiente é possível prender os cabos, evitando que eles fiquem muito visíveis. Sendo assim, a opção é utilizar ganchos que segurem os condutores, de modo que eles desçam a partir dos equipamentos pelos pés da mesa até a tomada mais próxima.

4. Invista em acessórios que escondam o filtro de linha

Quando temos muitos itens a serem conectados em uma tomada, usamos o filtro de linha — que recebe a amperagem de muitos equipamentos com mais segurança. No entanto, a aparência não fica agradável. Mas você sabia que existem alguns acessórios que camuflam esse equipamento?

Esses artefatos encobrem o filtro de linha e contribuem para a decoração do espaço. Você pode, por exemplo, conectar um abajur a ele e nos outros conectores colocar carregadores de celular, entre outros itens. Fica tudo bem escondido.

5. Organize os fios com abraçadeiras

Uma outra forma de esconder fios é com a ajuda das abraçadeiras de nylon, principalmente quando os fios saem de uma mesa de trabalho ou mesmo de um rack e convergem para apenas uma tomada ou filtro de linha. Esse é um dos recursos mais simples e baratos e pode ser encontrado em várias cores e tipos.

O único cuidado é ter que cortá-las toda as vezes que forem incluídos novos fios ou for necessário substituir algum dos cabos. Sendo assim, a dica é ter algumas abraçadeiras guardadas para o caso de necessitar utilizá-las.

6. Construa rodapés com entradas para fios

Essa sugestão é mais viável para quem pretende fazer uma obra ou está no meio de alguma. Trata-se de rodapés especiais que permitem a passagem de fios pelo seu interior, tornando-os invisíveis — é uma boa saída para os casos em que os cabos têm que percorrer todo o ambiente.

7. Esconda os fios embaixo do tapete

Pode até parecer estranho, mas é possível utilizar o seu tapete para camuflar certos fios. Uma das situações em que se aplica a utilização dessa dica é quando o fio tem que atravessar determinado ambiente. No entanto, vale lembrar que esse item, nessa circunstância, pode se romper com maior facilidade — visto que não estará protegido.

Se optar por essa sugestão, busque passar a fiação por um local que esteja fora da circulação das pessoas, assim, os fios ficarão mais bem protegidos.

8. Foque em segurança

Não é só por estética que você deve se preocupar com a organização dos fios em sua casa. Não se esqueça de que estamos falando de eletricidade, um fator que, se negligenciado, pode trazer sérios riscos para a sua residência, desde superaquecimentos a incêndios causados por curtos-circuitos.

Além disso, fios esticados podem causar acidentes, como a queda de pessoas e de equipamentos. Veja a seguir alguns dos principais pontos que merecem atenção.

Não abuse dos benjamins

Um dos grandes problemas que acontecem quando acumulamos equipamentos em um único local da sala, que só tem uma tomada, é o uso indiscriminado dos benjamins, ou “T”, como é conhecido em algumas regiões do Brasil.

O grande risco nessa situação é ultrapassar a capacidade da tomada, pois, com o uso dos benjamins, você aumentará as opções de encaixe, mas a fonte de energia continua sendo uma só e a potência da tomada não muda.

O uso do “T” é recomendado para dividir a tomada entre equipamentos de cargas baixas, como TV, rádio, abajours etc. Nada de encavalar um benjamim em cima do outro, isso poderá causar uma sobrecarga com risco de superaquecimento, curto-circuito e perda dos aparelhos.

Use uma tomada exclusiva para equipamentos de alta potência

Já que estamos falando de múltiplos fios e equipamentos para tornar uma tomada a fonte de vários aparelhos, não podemos deixar de alertar quanto aos itens que necessitam de uma adaptação do sistema elétrico para serem instalados com segurança, como o ar-condicionado.

Esse tipo de aparelho necessita de um circuito exclusivo, por isso, não o ligue em tomadas comuns e muito menos em conjunto com outros aparelhos. Os problemas que você poderá causar com essa ação serão bem mais caros do que um investimento em um sistema confiável.

Agora que você já sabe algumas sugestões de como esconder fios, siga nossas dicas e escolha a ideal para o seu caso. Mantê-los camuflados tornará sua casa bem decorada e livre de acidentes.

Gostou das nossas dicas? Quer receber outros conteúdos em primeira mão? Então assine já a nossa newsletter.

Powered by Rock Convert