Na era da tecnologia, a todo momento surgem equipamentos modernos que despertam a curiosidade e o desejo dos consumidores. E junto a compra dos aparelhos eletrônicos, a necessidade do investimento em cabos para casa também aumenta, afinal, eles são indispensáveis para colocar todo esse arsenal tecnológico em funcionamento.

Então, para ajudá-lo a entender melhor a finalidade de alguns dos cabos mais comuns e a fim de que você compreenda como organizá-los de maneira eficiente, criamos este post. Confira!

Quais os principais cabos para deixar a sua casa mais funcional?

1. Cabo USB e mini USB

Os cabos USB consistem em um dos instrumentos mais populares do mundo moderno, já que eles funcionam quase como uma linguagem universal entre os equipamentos eletrônicos.

Hoje, desde o carregamento dos dispositivos até a transmissão de dados entre diferentes equipamentos são realizados via USB. Quem ainda não tem pelo menos um cabo desses em casa, certamente vai precisar do acessório muito em breve.

Contudo, antes de adquirir o seu USB, é preciso saber que existem versões diferentes de tais conectores, devido a questões de atualização. Por isso, antes de tudo, devemos conferir a versão compatível com os nossos equipamentos.

A modelo de USB mais comum no mercado é o 2.0, mas o mini USB também é um investimento de ótimo custo-benefício. Esse tipo de entrada tem 5 pinos e geralmente é usada nos aparelhos de celular. Por meio dele é possível transferir facilmente fotos, vídeos e áudios diretamente para um computador.

2. Cabo HDMI

A sigla HDMI é a abreviatura de High Definition Multimedia Interface, que pode ser traduzida para o português como Interface Multimedia de Alta Definição.

Atualmente, o HDMI é um dos cabos mais utilizados em qualquer residência — ele é o responsável por transmitir som e imagem de inúmeros dispositivos para a tela da TV, com alta qualidade.

Se você tem consoles de videogame, notebook, chromecast ou equipamentos de TV por assinatura, naturalmente vai precisar de alguns desses cabos na sua residência.

Mas um detalhe que é importante estar atento antes de fazer a sua compra é que, embora exista um padrão dos cabos HDMI, eles evoluíram ao longo dos anos. Portanto, os cabos mais modernos transmitem os dados com mais eficiência e qualidade.

3. Cabo de áudio P2

O cabo de áudio P2 é o conector ideal para transmitir o som de aparelhos de celular, notebook, mp3, mp4, tablets, dentre outros dispositivos eletrônicos para caixas de maior potência, como as utilizadas nos carros.

Com os avanços das tecnologias e o uso cada vez maior dos aplicativos de serviços de streaming, o cabo P2 já se tornou uma ferramenta essencial para se ter em casa.

Como organizar esses cabos?

O ponto de partida para a organização dos cabos é determinar a disposição dos aparelhos, ou seja, onde vai ficar a TV, o computador, as caixas de som, o aparelho de DVD etc.

A partir daí, outro passo interessante é etiquetar cada cabo com a sua função. Também é possível indicar a qual equipamento ele pertence. Ademais, se os aparelhos vão ficar próximos, vale utilizar algumas ferramentas para encurtar e organizar esses fios, tais como:

  • abraçadeiras de nylon;
  • organizador de fios flexível;
  • canos de pvc;
  • encurtador de papelão ou EVA em forma de osso.

Quanto aos cabos que não ficarão conectados aos dispositivos em tempo integral, a dica é reservar uma gaveta para guardar esse tipo de material.

Em relação à compra de cabos para casa, uma das coisas que as pessoas mais devem prestar atenção é na qualidade desses produtos, pois nem sempre a opção mais barata é a de melhor custo-benefício. Não adianta comprar pensando apenas no preço mais baixo se o acessório vai durar pouco tempo ou danificar seus equipamentos.

Gostou das dicas? Agora você já conheceu alguns dos cabos indispensáveis para se ter em casa. Contudo, se ainda não tem todos eles, confira as oportunidades e adquira os seus acessórios hoje mesmo!

furadeiraPowered by Rock Convert